• Chef Gil Cunha

Você conhece o kefir?


Muita gente conhece, usa, produz, e o mais legal, o kefir nunca é vendido o “grão” é sempre doado pra você produzir em casa de forma simples e fácil. Existem milhares de informações na internet, mas como nem todas são confiáveis quero relatar minha experiência.

Conheci o kefir em um momento não muito feliz da minha vida, mas os benefícios que ele me trouxe me proporcionaram felicidade. Já tinha ouvido falar dos “bichinhos” que produzem um tipo de iogurte saudável, mas nunca tinha provado e nem visto pessoalmente. Há alguns meses atrás descobri que havia um tipo de câncer alojado nos meus pulmões, devido a isso passei um tempo no hospital e recebi o tal iogurte de uma médica que eu conhecia, foi meu primeiro contato. Algum tempo depois consegui os Grãos de Kefir com uma pessoa que tinha e me doou, sendo assim comecei a produzir em casa. Pacientes Oncológicos na grande maioria apresentam mau funcionamento dos intestinos, então geralmente é receitado probióticos, lactobacilos e outros. E foi ai que o Kefir me ajudou muito e trouxe mais funcionalidade e harmonia para meu organismo.

Para produzir o Kefir de leite usa-se apenas os Grãos de Kefir e o leite que devem ser colocados em uma pote de vidro ou plástico. Qualquer tipo de metal, inox ou alumínio pode prejudicar a produção ou ate mesmo matar os grãos, então cuidado também com os utensílios que você vai usar em todo processo. A proporção de grãos para leite é em média de uma colher de sopa de grãos para cada meio litro de leite, se tiver mais grãos proporcionalmente a fermentação deverá ser mais rápida e deve ser trocado o leite em menor tempo. O tempo de fermentação depende de vários fatores, temperatura do ambiente, quantidade de leite, de sementes e da sua preferencia pela consistência e sabor. Para consumir um Kefir mais suave a fermentação deve ser mínima e pode durar apenas aproximadamente 6 horas. Em dias mais frios isso pode demorar mais tempo, que é quando o leite começa a ficar mais denso (engrossar), a partir do momento que chega nesse estágio retira-se os grãos com a peneira de plástico e pode-se consumir o líquido peneirado ou colocar na geladeira e consumir nos dias seguintes. O Kefir mais ácido pode ser obtido em até três dias de fermentação. Uma dica também e sempre mexer levemente durante a produção, assim as sementes sempre estarão em contato com todo o leite no recipiente.

Depois de feito o iogurte você pode criar outras novas receitas, o ideal é usar o mais natural possível, acrescentando açúcar mascavo ou adoçante e comer com frutas. Você pode também colocar o iogurte em uma peneira com um paninho bem fino e deixar na geladeira por um dia, o mesmo vai ficar com a consistência de Iogurte grego em seguida você pode adoçar e comer com frutas ou por sal e substituir o requeijão no seu dia a dia. Existem outras varias receitas que você pode usar: Vitaminas, queijos, algumas receitas que você usaria creme de leite ou requeijão e por ai vai.

Seja criativo ou pesquise e se divirta de forma mais saudável!

#kefir #Comidasaudável #gastronomiafuncional

523 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo