• Chef Renan Vargas

Gastronomia democrática: a história do hambúrguer


Segundo fontes históricas, o hambúrguer teria surgido com tribos nômades da Ásia Ocidental que desenvolveram a técnica de temperar a carne, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. O hambúrguer, por incrível que pareça, veio para a América pelas mãos de imigrantes alemães. Durante o período de colonização da América, os imigrantes foram trazendo a receita até os americanos aperfeiçoarem, acrescentando o pão, criando então uma refeição simples e barata. Nos dias de hoje o hambúrguer já está popularizado e caiu no gosto de diversas culturas no mundo todo. Temos como exemplo, a Índia, que mesmo tem uma cultura bem diferente da ocidental, consome hambúrguer utilizando carne de carneiro no lugar da bovina.

O hambúrguer deixou de ser classificado como junk food (comida sem valor) e chegou à alta gastronomia. Vem evoluindo com o passar do tempo, ganhando ingredientes requintados e novas apresentações. Atualmente o prato tem atraído à atenção de muitas pessoas, inclusive de consagrados chefs de cozinha, sejam em seus restaurantes, ou até mesmo com o movimento de food trucks, que usam toda sua criatividade para desenvolver novos sabores e divulgarem suas assinaturas gastronômicas.

Nos últimos dois anos, tenho acompanhado esta evolução, tanto regionalmente, quanto a nível nacional, em cidades como São Paulo, Florianópolis e Blumenau, que aderem cada vez mais a cultura de comer hambúrguer.

Aqui no restaurante Aroma Gourmet, devido à repercussão e procura dos clientes, fidelizamos um dia na semana para servir o hambúrguer no buffet. Todo processo é artesanal, desde a escolha cuidadosa dos ingredientes, até sua finalização.

É uma receita bem simples, saborosa e fazemos questão de compartilhar com vocês:

- Carne moída (acém, fraldinha, patinho), mais conhecido como “Blend de carnes”, que nada mais é do que uma mistura de carnes para um hambúrguer perfeito, em termos de sabor, textura e consistência.

- Gordura de bacon

- Pimenta do reino

- Sal

- Cebola

- Salsinha

Um dica importante é usar carne fresca e mantê-la sempre resfriada para não perder o suco (liquido). Na hora da manipulação, dê formato ao hambúrguer batendo na carne jogando de uma mão para outra (como se fosse uma bola de baseball) para dar mais liga e o hamburguer ficar no ponto certo.

Pra ficar ainda melhor, aproveite para reunir alguns amigos e faça deste, um momento de comunhão!

#hamburguer #foodtruck #junkfood #hamburguerartesanal #AromaGourmet #ChefRenanVargas

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

B A R R A   S U L 

Rua 3.700, 160 - Centro

Balneário Camboriú / SC

47 3081-3993  |       9 9695-8604

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Blogger Icon
  • White TripAdvisor Icon