• Chef Gil Cunha

Quem diz que gosta de barriga sarada é porquê ainda não comeu BARRIGA ASSADA!


O consumo da carne de porco ainda é alvo de muitas dúvidas, apesar de ser mais clara, é considerada uma carne vermelha, isso devido a menor quantidade de hemoglobina. O suíno, assim como outras carnes, pode ser encontrado nas mesas pelo mundo inteiro, com diversos tipos de produções e receitas. Especialistas indicam que esse alimento é uma fonte rica de proteína e, dependendo do corte e forma de preparo, pode ser mais saudável que a carne de gado ou de frango.

A carne de porco, variando a cada corte, pode ter menos calorias e gorduras do que a bovina. A bisteca suína, por exemplo. Esse corte só perde para o contrafilé de gado. O lombo suíno também é uma opção mais magra. Porém a costela e o toucinho de porco já são cortes com índice de gordura bem maior. Além disso, a preparação muda tudo, isso vale para qualquer tipo de carne. Grelhadas e assadas são melhores maneiras de produzir do que as fritas.

A carne de porco transmite doenças?

Sim, o porco é considerado um hospedeiro intermediário, porém, assim como qualquer outra carne comprada sem certificação de qualidade qualquer uma delas pode transmitir doenças. Isso significa que se o animal não se alimentou adequadamente, comeu comida humana contaminada e não ração, e se ainda for mal cozida no preparo, quem consome pode sim correr riscos. Para isso, dois passos precisam ser seguidos: o corte precisa de certificação do ministério e o cozimento precisa ser feito entre 70°C e 90°C. Essa temperatura deve ser atingida em seu interior, isso vale pra qualquer alimento cozido, evitando que algum tipo de bactérias sobreviva.

Uma receita de bastante sucesso feita no meu Restaurante é a Barriga Suína Assada. Simples, fácil de fazer e deliciosa! A mesma receita é aplicável no preparo de Costelinha Suína.

Deixamos Marinando 1 a 2 dias em temperos a gosto como:

- Sal

- Alho

- Pimenta ( molho ou pó

- Limão Taiti espremido ( ou vinho branco

- Ervas ( tomilho, alecrim, salsinha o que preferir

Depois de marinar por esse tempo colocamos assar com a pele virada pra baixo em uma forma untada com óleo, assim que dourar um pouco, viramos e deixamos ela dourar até que a pela fique extremamente crocante. Servimos em grande parte das vezes com molho barbecue, mas pode ser servido com molho de sua preferência.

Bon appetit ;)

#suíno #carnedeporco #leitão #bacon #lombosuíno #costelinhasuína #AromaGourmet

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo